Arguido de 18 anos de idade será esta sexta-feira presente a primeiro interrogatório judicial. Tinha um plano escrito com os detalhes do crime e várias armas em casa.
A Polícia Judiciária impediu esta quinta-feira um atentado terrorista que iria acontecer na sexta-feira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, anunciou a força em comunicado de imprensa.
Alexandre Azevedo/Sábado
Ao que aSÁBADOapurou, a informação chegou à Polícia Judiciária há cerca de uma semana, através do FBI. As autoridades americanas partilharam com as congéneres portuguesas que havia alguém, que usava um determinadonicknamenuma plataforma que estava a ser monitorizada e que revelava intenções de levar a cabo um atentado em massa numa universidade, ao estilo do que tem acontecido nos Estados Unidos ao longo dos últimos anos.
Através donicknamecoube aos inspetores da Unidade Nacional Contra Terrorismo chegar ao suspeito em questão. Quando o encontraram, após alguma monitorização, decidiram partir para a detenção e busca domiciliária. Aí encontraram não só as armas que seriam utilizadas como planos de atuação com escalas de tempo e descrição pormenorizada do local a atacar.
Ao contrário do que seria de esperar, o inquérito-crime não é tutelado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que é a unidade do Ministério Público com competência na matéria. Ao que aSÁBADOapurou, o facto de ter sido classificado inicialmente apenas como "ameaça de crime" fez com que fosse distribuído ao Departamento de Investigação e Ação Penal.
"Através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), [a PJ] procedeu, nesta data, à realização de uma operação tendente ao cumprimento de Mandados de Busca domiciliária, no âmbito de inquérito titulado pela Secção de Investigação do Crime Violento do DIAP de Lisboa. A investigação foi desencadeada por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa", lê-se na nota.
"Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso. Na sequência das buscas realizadas, seriam apreendidos vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais", adianta a mesma nota.
"Para além de várias armas proibidas, seriam igualmente apreendidos outros artigos suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos, vasta documentação, isto, para além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear. O arguido detido em flagrante delito pela posse das referidas armas, encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de terrorismo", indica.
A carregar o vídeo ...
ASÁBADOapurou que a radicalização terá acontecido através da Internet, começando por um fascínio por conteúdo semelhantes. Fonte conhecedora do procesos disse à SÁBADO que o jovem consumia avidamente vídeos e notícias sobre atentados em escolas levados a cabo nos Estados Unidos da América.
As instalações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa estarão interditas depois das 20h00, a partir já desta quinta-feira, fins de semana e feriados, exceto com autorização da reitoria.
O arguido de 18 anos de idade será amanhã presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."