Sábado – Pense por si

"Vão-se lixar": como soldados ucranianos responderam a soldados russos que os ameaçaram

Diogo Barreto
Diogo Barreto 25 de fevereiro de 2022 às 07:48
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Os 13 soldados ucranianos que defendiam a Ilha das Serpentes foram mortos por ataques russos. Antes mostraram um último ato que tem sido dado como exemplo da bravura ucraniana.

A Rússia tomou uma pequena ilha ucraniana no Mar Negro chamada Ilha das Serpentes (ou Fidonisi), a poucos quilómetros da Roménia, um membro da NATO. A ilha no Mar Negro era controlada por tropas ucranianas. De acordo com o presidente Zelensky, os militares que tomavam conta da ilha foram mortos por ataques russos.

O ataque foi levado a cabo por dois navios, o Moskva e o Vasily Bykov, que recorreram às armas do convés para levar a cabo o ataque. 

O jornal ucraniano Ukrayinska Pravda partilharam a interação entre os soldados ucranianos e os militares russos que controlavam os navios. No áudio ouve-se a seguinte interação:

Militares russos: Este é um navio de guerra russo. Baixem as armas e rendam-se, caso contrário seremos obrigados a abrir fogo. Compreendem?

Soldado ucraniano 1: Pronto, é o fim. Digo-lhe para ir à merda?

Soldado ucraniano 2: Sim.

Soldado ucraniano 1: Navio de guerra russo, vão-se foder!

REUTERS/Antonio Bronic

last words for some incredibly brave ukrainians pic.twitter.com/cRYCzGRQtB

Esta interação tem sido aplaudida e dada como um exemplo da capacidade de resistência dos soldados ucranianos.

As tropas ucranianas deixaram de comunicar por volta das 22h (1h local). Volodymyr Zelenskyy anunciou que os soldados irão receber o título "Herói da Ucrânia".

Artigos Relacionados