Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada
19 de agosto de 2025 às 23:00

A pior fonte de informação à exceção de todas as outras

As notícias da morte do jornalismo foram muito exageradas. Estranhamente, vive e até se recomenda.

Vivemos já há uns anos em tempos de “jornalixo”, de “jornalismo de sarjeta”, de “jornaleiros” a fazer de jornalistas, que produzem fake-news, mas das que só são fake se não forem condizentes com a narrativa em que o autor da corajosa denúncia - seja ele anónimo em caixa de comentários ou com palco público e muitas vezes político - acredita a priori. Estranho, porque, antes da justiça, foi o jornalixo que acusou José Sócrates, são jornaleiros que se sacrificam para mostrar um país a arder e é decerto gente saída de sarjetas que vai contando as graças, e sobretudo desgraças, na saúde, na imigração, na habitação. Fomos a eleições, recentemente, por causa de um caso em que o jornalismo mostrou que havia muito a questionar sobre uma empresa do primeiro-ministro. Há quem preferisse outra coisa? Certamente. Mas as notícias da morte do jornalismo foram certamente exageradas. Estranhamente, vive e até se recomenda. É como a democracia: é a pior fonte de informação à exceção de todas as outras.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.