Ucrânia: Von der Leyen promete apresentar em breve novo pacote de sanções à Rússia
As sanções da União Europeia contra a Rússia visam atualmente mais de 2.700 indivíduos e empresas.
As sanções da União Europeia contra a Rússia visam atualmente mais de 2.700 indivíduos e empresas.
Novas datas foram avançadas este domingo por Volodymyr Zelensky.
Os ataques noturnos da Rússia tiveram como alvo 15 locais diferentes tendo a Força Aérea ucraniana abatido 80 drones.
O pedido terá vindo pessoalmente de Donald Trump e foi aceite por Vladimir Putin. Cidades ucranianas podem respirar de alívio durante uma semana.
A cedência de território, garantias de segurança e quando os combates devem cessar são as três questões centrais e nas quais os dois lados estão sob discórdia.
O presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda, recebeu o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Vilnius neste domingo. Devem reunir-se com o presidente polaco, Karol Nawrocki, no âmbito do formato do Triângulo de Lublin.
Representantes ucranianos e russos terminaram hoje uma primeira ronda de negociações em Abu Dhabi sob mediação norte-americana.
As partes admitem retomar o diálogo nos próximos dias.
Todo o território está em estado de alerta devido a ataques aéreos, com as autoridades militares da capital a alertar para a ameaça de drones e mísseis balísticos.
O responsável do executivo da República Islâmica do Irão criticou o facto de o líder ucraniano, “aberta e descaradamente, defender uma agressão ilegal dos Estados Unidos da América (EUA) contra o Irão”.
A reação da presidente da Comissão Europeia vem depois de Volodymyr Zelensky ter acusado a Europa de estar fragmentada e perdida quando se trata de lidar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O líder ucraniano defendeu que, mesmo depois de uma pausa, ou mesmo de um fim, da guerra da Ucrânia, “não sabemos se a Rússia vai regressar”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deixou, esta quinta-feira, várias críticas à Europa, durante o discurso no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.
Presidente ucraniano falava no Fórum Económico Mundial, em Davos.
Esta quarta-feira, Trump já tinha dito que as negociações para um cessar-fogo já estavam “razoavelmente perto”, mas que “existe um ódio tremendo entre o Presidente Zelensky e o Presidente Putin”, o que “não é bom para os acordos”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já chegou à Suíça onde deve falar com o presidente norte-americano por volta da hora de almoço.