Sábado – Pense por si

O ucraniano que tentou travar de pé mais de dez tanques russos

Vídeo divulgado pelo site noticioso HB mostra um homem, em pé no meio de uma estrada, a colocar-se à frente de vários tanques russos.

É só um homem, contra mais de dez tanques. Um vídeo divulgado num site noticioso ucraniano mostra um civil a colocar-se à frente de uma coluna de tanques russos, a tentar bloquear a sua passagem. O homem acaba por obrigar um dos tanques a virar para a esquerda, e acaba a segui-lo na mesma. Entretanto, o vídeo termina. 

As imagens, num clip que dura cerca de 30 segundos, motivaram comparações com a fotografia mais emblemática captada na praça de Tiananmen, China, em 1989, durante a repressão governamental aos protestos que lá ocorreram. Essa fotografia é considerada um dos símbolos da resistência ao autoritarismo e a revista TIME elencou-a entre as 100 fotografias mais influentes de sempre. 

O vídeo foi partilhado pelo site noticioso HB. Não se sabe onde foi filmado, mas mostra o homem frente a uma coluna de veículos militares com um Z pintado. Essa marca já foi vista noutros veículos militares russos. 

A cidade de Kiev resistiu este sábado a vários ataques da Rússia. O Ministério da Saúde do país avançou que morreram 198 ucranianos desde que a ofensiva russa começou: já vai no terceiro dia. Os russos afirmaram ter capturado a cidade de Melitopol, mas ainda não se confirma. De acordo com os serviços secretos ocidentais, a Rússia encontrou mais resistência da parte da Ucrânia do que esperava, o que está a tornar o seu avanço mais lento. 

1.115 pessoas ficaram feridas até agora. Esta noite, 35 pessoas ficaram feridas durante os ataques a Kiev, segundo o autarca da capital. 

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.