Sábado – Pense por si

Putin quer mesmo todo o Donbass

Trump recuou a tempo de evitar nova humilhação em Budapeste. Mas Putin não cede e exige o inaceitável: que a Ucrânia retire da própria Ucrânia (o resto do Donbass). A culpa de não haver cessar-fogo é, por isso, totalmente de Moscovo. Enquanto isso, Zelensky faz o caminho certo: reforça aliança com os europeus, desenha futuras garantias de segurança, aposta nos ataques a refinarias na Rússia. A Ucrânia tem a razão, a coragem e a resiliência do seu lado.

Ataque com drones russos em Kiev causa 3 mortes e 29 feridos
Associated Press

Ataque com drones russos em Kiev causa 3 mortes e 29 feridos

Na madrugada de domingo, a cidade de Kiev foi atingida por mais de 100 drones russos, dos quais 90 foram intercetados pelas defesas ucranianas. O ataque provocou incêndios em edifícios residenciais no distrito de Desnianskyi e resultou em três pessoas mortas — entre elas uma mulher de 19 anos e a mãe de 46 — e 29 feridas, incluindo sete crianças.

Ataque russo atinge armazém em Kiev e causa incêndio
Associated Press

Ataque russo atinge armazém em Kiev e causa incêndio

Um ataque com mísseis russos danificou um armazém na capital ucraniana, provocando um incêndio e ameaçando a segurança na cidade. As autoridades ucranianas indicam que o ataque se insere numa série de ofensivas recentes sobre infraestrutura crítica.

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)