Sábado – Pense por si

Ucraniano sozinho e desarmado enfrenta tanque russo

Na cidade de Bakhmach, à medida que os russos avançavam, um homem pôs-se à frente de um tanque para tentar cortar-lhe a passagem. O vídeo tornou-se viral.

Dura menos de um minuto mas já se tornou num viral nas redes sociais ao ilustrar bem a determinação dos ucranianos. Um homem, sozinho e desarmado, coloca-se à frente de um tanque russo à medida que ele avança pela cidade de Bakhmach, no Oblast de Tchernihiv, a leste da Ucrânia.

A parada militar, composta por vários tanques, segue o caminho e não trava. O ucraniano é empurrado pelo tanque e salta para cima dele. Só que pouco depois acaba por cair. Nessa altura, o homem desce e ajoelha-se à frente ao tanque. Os populares despacham-se a ir buscá-lo e a levantá-lo do chão, antes que o pior aconteça.  

Outros ucranianos seguem-lhe o exemplo e tentam parar o avanço dos russos, enquanto lhes pedem para parar. Mas os militares russos conseguem desviar os civis e os tanques seguem o seu caminho. O vídeo amador foi captado por ucranianos que presenciavam a invasão.

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.