General russo morre após explosão de carro-bomba
Investigadores acreditam "o crime foi orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos".
Investigadores acreditam "o crime foi orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos".
No sábado, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou uma proposta dos Estados Unidos de um novo formato negocial, com reuniões diretas entre os enviados de Moscovo e de Kiev, mas a Rússia já afastou essa possibilidade.
Conversações estão em curso em Miami, na Florida sobre o plano de paz para a Ucrânia, após uma reunião na sexta-feira com a delegação ucraniano e também com elementos europeus.
A Rússia considera que as alterações que os europeus pretendem introduzir no plano de paz de Trump que não contribuem para o sucesso das negociações.
Emissários de Trump estão a levar a cabo uma série de negociações, com Moscovo e com os ucranianos na esperança de chegar a um acordo sobre o conflito na Ucrânia.
Delegações ucranianas, europeias e norte-americanas já se reuniram no domingo e na segunda-feira passada em Berlim, com o propósito de alinhar uma proposta que seria posteriormente transmitida a Moscovo pelos emissários de Washington.
Montenegro chegou este sábado à Ucrânia para uma visita oficial.
Luís Montenegro chegou à estação ferroviária de Kiev pouco tempo depois das 8:00.
Alemanha, Suécia e Países Baixos estão entre os países que apoiam o uso de recursos russos, mas a Bélgica tem apresentado reticências.
Os líderes dos 27 da UE estão hoje reunidos em Bruxelas para discutir o apoio financeiro à Ucrânia em 2026 e 2027.
União Europeia terá de decidir se fará um empréstimo assente em bens da Rússia congelados ou uma emissão de dívida conjunta, que não é apoiada por todos e exige unanimidade.
A cimeira europeia começa esta quinta-feira e pode prolongar-se por vários dias até que seja tomada uma decisão.
No último semestre, o português fez quatro viagens à Rússia e uma à Venezuela como membro de grupo de fact-checking ligado ao Kremlin, pagas parcialmente por entidades russas. Jornalistas acusam-no de ser “difusor ativo de narrativas” de Putin.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e outros 34 países aprovaram formalmente, esta terça-feira, planos para criar um órgão de compensação destinado a indemnizar a Ucrânia pelos danos causados pela invasão russa.
Petteri Orpo disse que o flanco leste da Aliança Atlântica precisa de apoio financeiro da União Europeia para enfrentar o que considerou ameaça russa.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014 anexando a Península da Crimeia e em 2022 lançou uma campanha militar de grande escala contra todo o território ucraniano.