Sábado – Pense por si

Funcionário do British Museum despedido por roubar joias

Caso está a ser investigado pela Polícia Metropolitana de Londres.

O British Museum, um dos museus mais visitados do mundo, emitiu um comunicado esta quarta-feira onde anunciou ter despedido um funcionário por suspeitas de furto.

O trabalhador, segundo a instituição, terá roubado e danificado pequenas peças como joias de ouro, pedras preciosas, semipreciosas e de vidro, datadas do século XV ao século XIX. As obras de arte encontravam-se guardadas para fins académicos, não tendo sido exibidas nos últimos tempos.

Hartwig Fischer, diretor do museu, reconheceu em entrevista àReutersque este se trata de um "incidente altamente incomum" e admitiu que o roubo deixou os curadores "extremamente preocupados" quando tiveram conhecimento do mesmo "no início deste ano".

"Já reforçamos as nossas medidas de segurança e estamos a colaborar com uma empresa de especialistas externos de forma a haveriguar de forma definitava aquilo que está em falta, que foi danificado ou roubado. Só assim conseguiremos reaver os objetos de arte", garantiu o britânico.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres