Sábado – Pense por si

Funcionário do British Museum despedido por roubar joias

Márcia Sobral
Márcia Sobral 17 de agosto de 2023 às 21:17
As mais lidas

Caso está a ser investigado pela Polícia Metropolitana de Londres.

O British Museum, um dos museus mais visitados do mundo, emitiu um comunicado esta quarta-feira onde anunciou ter despedido um funcionário por suspeitas de furto.

O trabalhador, segundo a instituição, terá roubado e danificado pequenas peças como joias de ouro, pedras preciosas, semipreciosas e de vidro, datadas do século XV ao século XIX. As obras de arte encontravam-se guardadas para fins académicos, não tendo sido exibidas nos últimos tempos.

Hartwig Fischer, diretor do museu, reconheceu em entrevista àReutersque este se trata de um "incidente altamente incomum" e admitiu que o roubo deixou os curadores "extremamente preocupados" quando tiveram conhecimento do mesmo "no início deste ano".

"Já reforçamos as nossas medidas de segurança e estamos a colaborar com uma empresa de especialistas externos de forma a haveriguar de forma definitava aquilo que está em falta, que foi danificado ou roubado. Só assim conseguiremos reaver os objetos de arte", garantiu o britânico.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.