Sábado – Pense por si

Diretor do Museu Britânico demite-se após funcionário roubar joias

Hartwig Fischer considera evidente que o museu "não respondeu da forma mais adequada" depois de ter sido informado sobre os roubos em 2021 pelo que apresentou a sua demissão ao conselho de administração.

Hartwig Fischer, diretor do Museu Britânico, declarou que vai abandonar o cargo com efeito imediato na seuqência do escândalo que envolve tesouros do museu roubados e vendidos online.

REUTERS/Toby Melville

Num comunicado, o diretor considerou evidente que o museu "não respondeu da forma mais adequada" depois de ter sido informado sobre os roubos em 2021.

Hartwig Fischer, um historiador de arte alemão que só deveria deixar o cargo no próximo ano, partilhou que nos últimos dias tem "revisto detalhadamente os acontecimentos em torno dos roubos do Museu Britânico e a investigação desencadeada" e chegou à conclusão que o "Museu Britânico não respondeu de uma forma tão abrangente como deveria" pelo que as "falhas "devem, em última análise", ser-lhe alocadas.

O conselho de administração do museu, liderado pelo ministro das finanças britânico George Osborne, já aceitou a demissão. George Osborne afirmou: "O museu tem uma missão que atravessa gerações. Vamos aprender, restaurar a confiança e merecer ser admirados novamente".

O Museu Britânicoinformou a semana passadaque tinha demitido um funcionário depois de joias de ouro, pedras preciosas semipreciosas e de vidro do século XV a XIX terem sido roubadas ou danificadas, estas obras encontravam-se guardadas para fins académicos pelo que não foram exibidas nos últimos tempos.

Artigos Relacionados
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.