Sábado – Pense por si

As minhas memórias com a Barbie

Lucília Galha , Sónia Bento 23 de julho de 2023 às 18:00

Benedita Pereira arrancou-lhe as pernas e Ana Garcia Martins cometeu “um delito” pela boneca. Dez figuras públicas recordam o brinquedo que atravessou gerações.

Nasceu com uma premissa até então inédita e revolucionária: era o primeiro brinquedo infantil com o aspeto de uma mulher adulta. Media 29,2 centímetros de altura, pesava 206 gramas e vestia um fato de banho com padrão de zebra e saltos altos. Assim se apresentou ao mundo pela primeira vez a Barbie, numa feira de brinquedos em Nova Iorque – em março de 1959. Foi uma criação de Ruth Handler, fundadora da empresa Mattel, e inspirada na sua filha Barbara – que gostava de brincar com bonecas de papel, imaginando que era adulta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.