Sábado – Pense por si

As minhas memórias com a Barbie

Lucília Galha , Sónia Bento 23 de julho de 2023 às 18:00

Benedita Pereira arrancou-lhe as pernas e Ana Garcia Martins cometeu “um delito” pela boneca. Dez figuras públicas recordam o brinquedo que atravessou gerações.

Nasceu com uma premissa até então inédita e revolucionária: era o primeiro brinquedo infantil com o aspeto de uma mulher adulta. Media 29,2 centímetros de altura, pesava 206 gramas e vestia um fato de banho com padrão de zebra e saltos altos. Assim se apresentou ao mundo pela primeira vez a Barbie, numa feira de brinquedos em Nova Iorque – em março de 1959. Foi uma criação de Ruth Handler, fundadora da empresa Mattel, e inspirada na sua filha Barbara – que gostava de brincar com bonecas de papel, imaginando que era adulta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.