Sábado – Pense por si

As minhas memórias com a Barbie

Lucília Galha , Sónia Bento 23 de julho de 2023 às 18:00

Benedita Pereira arrancou-lhe as pernas e Ana Garcia Martins cometeu “um delito” pela boneca. Dez figuras públicas recordam o brinquedo que atravessou gerações.

Nasceu com uma premissa até então inédita e revolucionária: era o primeiro brinquedo infantil com o aspeto de uma mulher adulta. Media 29,2 centímetros de altura, pesava 206 gramas e vestia um fato de banho com padrão de zebra e saltos altos. Assim se apresentou ao mundo pela primeira vez a Barbie, numa feira de brinquedos em Nova Iorque – em março de 1959. Foi uma criação de Ruth Handler, fundadora da empresa Mattel, e inspirada na sua filha Barbara – que gostava de brincar com bonecas de papel, imaginando que era adulta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro