Sábado – Pense por si

Tribunal da Relação censura juiz da Operação Marquês

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 29 de novembro de 2018 às 13:34

Juiz Ivo Rosa ilibou o marroquino Abdesselam Tazi de oito crimes relacionados com terrorismo. Juízes da Relação mostram-se perplexos e reverteram a decisão.

"Interpretação incorrecta dos crimes"; "errónea apreciação dos meios de prova", fundamentação "insuficiente", "omissão" de partes de depoimentos de testemunhas e uma decisão nula por "excesso de pronúncia". Os juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa não foram meigos: para além de reverterem a decisão de Ivo Rosa de despronunciar o marroquino Abdesselam Tazi de oito crimes relacionados com o terrorismo, chegaram a mostrar-se perplexos com algumas interpretações e opções feitas pelo juiz de instrução criminal.  Já o advogado de Abdesselam Tazi, Lopes Guerreiro, diz-se "estupefacto" com esta decisão. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.