Sábado – Pense por si

Como Portugal ajudou a desmantelar uma rede jihadista europeia

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 18 de fevereiro de 2021 às 17:32

Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do Estado Islâmico com ramificações em vários países europeus. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria e tinha ligações aos responsáveis pelos ataques de Paris e Bruxelas. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.

Hicham El Hanafi recebeu asilo em Portugal, em 2013, com o estatuto de refugiado político (veio com o Abdesselam Tazi, o seu recrutador para o jihadismo). Hanafi foi preso em França, em 2016, e esta quinta-feira condenado a 30 anos de prisão por terrorismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.