Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
19 de agosto de 2025 às 07:00

Roménia, Europa e a tentação perigosa de deslegitimar juízes e procuradores

Também na Roménia se verificam graves ataques aos magistrados que comprometem o Estado de Direito naquele país.

O Estado de Direito e a autonomia do Poder Judicial exigem uma vigilância permanente e uma defesa rigorosa perante os numerosos ataques de que são alvo. Nos tempos mais recentes, assiste-se a uma preocupante tendência para a deslegitimação do sistema judicial em vários países, tanto europeus como extracomunitários. Esta vaga de hostilidade dirigida aos magistrados judiciais e do Ministério Público compromete não só a independência dos tribunais, mas também põe em causa os próprios alicerces do Estado de Direito. Simultaneamente, a Europa enfrenta desafios internos e externos que ameaçam a continuidade do seu projeto político e civilizacional, sustentado na democracia, no Estado de Direito e na proteção dos direitos humanos. São exemplos paradigmáticos desta realidade os casos registados em França, Itália, Polónia, Hungria, Turquia, Israel e nos Estados Unidos da América.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.