IPMA e Câmara Municipal de Lisboa deixaram avisos à população. Valores de precipitação são superiores aos da semana de 8 de dezembro.
Está previsto um agravamento do estado do tempo a partir das onze horas. Ao jornalPúblico, o presidente do IPMA, Miguel Miranda, avançou que choverá mais entre as 11 e as 18 horas. "As pessoas devem proteger-se e, se puderem, cuidar dos familiares, dos vizinhos e das pessoas com mobilidade reduzida",alertou.
Também o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, adiantou à RTP que vai cair "mais chuva" por volta das 13 horas e que os lisboetas não devem sair de casa. "Façam teletrabalho", pediu. "A situação continua difícil" na região. A câmara emitiu alerta vermelho esta manhã.
A Proteção Civil realizou uma atualização acerca do mau tempo às 12h30. André Fernandes, comandante nacional da Proteção Civil, adiantou que nas últimas 12 horas se verificaram 1.463 ocorrências. A maioria é relativa a inundações e queda de árvores e deslizamento de terras.
O distrito de Lisboa registou 800 ocorrências, sendo o mais afetado. Segue-se Santarém, Portalegre, Évora e Setúbal.
Quanto ao agravamento do estado do tempo, esperam-se chuva "forte e persistente ao longo do dia de hoje e madrugada de amanhã" e possivelmente trovoadas, bem como fenómenos extremos de vento. "Pedimos à população que analise o que tem de fazer e, se puder, fique em casa." As Forças Armadas foram acionadas para Lisboa, com serviços de bombagem.
Só o distrito de Bragança é que não ficará sob alerta laranja. Foi acionado o plano de emergência de alerta amarelo para cheias na bacia do Tejo e bacia do Douro.
É esperada chuva forte e persistente, devido a uma massa de ar húmido. À SIC, o presidente do IPMA disse que "em termos de quantidade de precipitação total, os valores são superiores" aos da semana passada. No dia 8 à noite, várias áreas ficaram inundadas.
De acordo como site do IPMA, o alerta amarelo em Lisboa devido à precipitação mantém-se até cerca das 18 horas. Existe ainda alerta amarelo devido à agitação marítima até às 20 horas.
Em Lisboa, há várias vias intransitáveis. A autarquia atualizou a lista cerca das 9h49:
Túneis Campo Pequeno + 2 Campo Grande + Av João XXI + Av. Berlim
Acesso Eixo Norte Sul
Radial de Benfica
Av. Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.