NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A deslocação a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude é a 42.ª viagem apostólica fora de Itália do Papa, eleito em março de 2013. Papa Francisco só deixará Lisboa no domingo.
O avião que transporta o Papa Francisco para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa partiu hoje do Aeroporto Internacional de Fiumicino, em Roma, às 8 horas locais, menos uma hora na capital portuguesa, e chegou às 9h43 ao Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, Lisboa.
A aeronave, um Airbus A320 neo da ITA Airways, deixou o aeroporto sensivelmente à hora prevista, 07:50, e percorreu 1.957 quilómetros. A bordo do avião estavam o séquito papal e 78 jornalistas, entre os quais 11 portugueses.
Segundo o programa entregue aos jornalistas que integram os voos papais, após a aterragem, o núncio papal, Ivo Scapolo, e o chefe do protocolo sobem a bordo da aeronave, para saudarem Francisco que desce de elevador.
O Papa é recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e duas crianças, em trajes tradicionais, que oferecem flores a Francisco.
Os dois chefes de Estado atravessam as alas de honra, cumprimentando as delegações, e dirigem-se a uma área reservada do hangar, onde têm um breve encontro, de acordo com o mesmo programa.
Após a receção oficial, decorre uma cerimónia de boas-vindas, na entrada principal do Palácio de Belém, onde, às 11:15, o Papa faz uma visita de cortesia ao Presidente da República.
Segue-se um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém.
À tarde, às 16:30, Francisco tem um encontro com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, seguindo-se, 15 minutos depois, outro com o primeiro-ministro, António Costa, ambos na Nunciatura Apostólica.
O último ponto do primeiro dia da deslocação do Papa a Portugal é a oração da tarde (Vésperas), a que vai presidir, e que junta bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas a agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos, a começar às 17:30.
A deslocação a Portugal é a 42.ª viagem apostólica fora de Itália do Papa, eleito em março de 2013.
Nesse ano, a primeira viagem apostólica ao estrangeiro foi, precisamente, a uma JMJ, no Rio de Janeiro, Brasil.
No seu pontificado, contam-se mais três JMJ: Cracóvia (Polónia, em 2016), Cidade do Panamá (Panamá, 2019) e agora Lisboa.
Esta é a terceira deslocação ao estrangeiro de Francisco este ano, depois das viagens à República Democrática do Congo e Sudão do Sul (31 de janeiro a 5 de fevereiro) e à Hungria (abril). Ainda este mês, no dia 31, Francisco parte para a Mongólia, onde permanece até 4 de setembro.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa na JMJ, que começou na terça-feira e termina no domingo.
O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, tem prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
É a segunda vez que Francisco vai estar no maior templo mariano do país. Na primeira, em maio de 2017, presidiu à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no Santuário de Fátima, quando passava o primeiro centenário dos acontecimentos na Cova da Iria.
Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.