Ao contrário dos outros partidos, o PSD e a Iniciativa Liberal decidiram não apresentar propostas de alteração ao relatório, dando apenas conta das suas conclusões.
A relatora da comissão de inquérito à TAP lamentou esta quinta-feira que PSD e IL não tenham tido a "postura construtiva" de PS, Chega, PCP e BE de apresentar propostas de alteração, contribuindo para tornar o documento mais completo.
No arranque da maratona de discussão e votação do relatório final da comissão parlamentar de inquérito à TAP, a socialista Ana Paula Bernardo, fez a apresentação do documento, tendo explicado o motivo pelo qual acolheu cerca de 40% das propostas de alteração apresentadas por quatro partidos.
"Agradecer àqueles que quiserem contribuir para melhorar o relatório. Agradecer ao BE, ao PCP, ao Chega e ao PS. Foram contributos essenciais para um processo democrático", referiu.
Ana Paula Bernardo afirmou que "gostaria que todos os grupos parlamentares tivessem optado por idêntica postura", ou seja "uma postura propositiva e construtiva", com as 126 propostas de alteração, e não terem adotado uma ação pautada "por juízos de valor e de caráter".
PSD e IL decidiram não apresentar propostas de alteração ao relatório e apenas deram conta das suas conclusões, não levando assim à votação estas suas sugestões.
A relatora saudou o "esforço daqueles que analisaram o documento e procuraram fazer chegar as suas propostas de alteração". "A apreciação destas propostas, a decisão da sua inclusão, resultam da minha inteira responsabilidade, ao contrário do que afirmaram aqui e lá fora", assegurou.
Garantindo que analisou estas alterações "com a mesma seriedade" que sempre pautou o seu trabalho, Ana Paula Bernardo explicou que integrou no documento que hoje vai ser votado as que considerou importantes "para completar" as informações do documento.
"Procurei, sem desvirtuar o meu entendimento, tornar o relatório mais completo com os contributos do partido que o entenderam fazer", disse.
O PCP foi o partido que viu mais propostas acolhidas, total ou parcialmente, tendo conseguido 30, enquanto PS, Chega e BE viram seis alterações integradas cada um.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.