
PS aprova sozinho relatório final da comissão de inquérito à TAP
Votação do documento durou mais de cinco horas.
Votação do documento durou mais de cinco horas.
Ao contrário dos outros partidos, o PSD e a Iniciativa Liberal decidiram não apresentar propostas de alteração ao relatório, dando apenas conta das suas conclusões.
"Os acontecimentos ocorridos no dia 26 de abril de 2023 no Ministério das Infraestruturas e seus desenvolvimentos, que foram objeto de várias audições na CPI, são de uma enorme gravidade", pode ler-se na nova versão.
Ana Paula Bernardo, relatora da comissão de inquérito à TAP, diz que caso é único "ao contrário do que alguns pretenderam fazer passar".
Relatório não faz referência ao ex-adjunto do ministério das Infraestruturas ou a atuação do SIS na recuperação do portátil levado. "É um relatório sobre a gestão da empresa e a gestão da tutela política da TAP."
"Não existem evidências de qualquer conexão entre a saída da TAP e o convite e respetiva nomeação para a NAV", lê-se no relatório preliminar da comissão de inquérito à TAP.
"A CPI apurou não existirem evidências de que a tutela acionista da TAP, o Ministério das Finanças, tivesse tido conhecimento do processo de saída de Alexandra Reis", lê-se.
As trabalhadoras da fábrica da antiga Triumph, em Loures, foram recebidas esta manhã no Palácio de Belém pelas assessoras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O Governo garantiu que continua a trabalhar para assegurar uma alternativa de investimento para a antiga fábrica.
"Se há alguma entidade que fez um esforço ou tudo o que podia para combater a meia hora foi a CGTP", afirmou Carvalho da Silva.