Sábado – Pense por si

CPI à TAP: O que vai contar o relatório final

Margarida Davim
Margarida Davim 13 de julho de 2023 às 12:07

Para evitar a ideia de um "rolo compressor" da maioria absoluta, o PS optou por viabilizar algumas propostas de alteração ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP. PCP é o partido que mais propostas deve ver aprovadas. Conclusões sem grandes alterações.

O relatório final que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP aprova, esta quinta-feira, vai pôr David Neelman numa situação mais complicada. Neste documento, defende-se que a forma como o empresário americano usou os fundos da Airbus para comprar a TAP e o facto de Neelman ter feito a companhia aérea pagar 15 milhões de euros à consultora Seabury ,"por serviços prestados em 2015 e 2016" durante o processo de privatização, devem ser alvo de uma investigação do Ministério Público. Essa é talvez uma das implicações práticas mais fortes das alterações feitas ao relatório preliminar que o PS deverá viabilizar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.