
Tudo sobre a polémica lei dos solos que dificilmente será revogada
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
A manifestação que teve como mote a frase "Voltamos às Ruas", mobilizou 62 mil pessoas em Barcelona, depois de há um ano terem sido 115 mil os participantes.
Que coligação é esta que conseguiu "roubar" o primeiro lugar à extrema-direita na segunda volta? E quem vai governar a França depois deste resultado tripartido?
Honrar o 25 de abril passaria por combater estes movimentos e partidos localizando a origem e traçando o caminho do dinheiro que os alimenta e que pretende destruir os valores que revoluções como o 25 de abril trouxeram às muitas pessoas que acreditam na democracia e aos seus herdeiros.
Não é só (mas também) com cravos que se ilustra Abril de 1974. Ficou retratado em cartazes, canecas, caixas de fósforos, jogos, autocolantes, diários e jornais.
Mas o que leva os homens a aderirem mais a este tipo de grupos e partidos que defendem uma masculinidade tóxica?
O nacionalismo serve para fechar as fronteiras aos não portugueses, brancos, a defesa da “família tradicional” para atacar as mulheres e a comunidade LGBTQ+. Da causa e da guerra cultural, patrocinando anátemas e políticas, passam para o corpo, com a castração química como forma de combater a pedofilia, e a prisão perpétua e a pena de morte para sancionar o crime. Todas estas propostas foram ou são património do Chega, mesmo que algumas sejam convenientemente esquecidas em períodos eleitorais.
Os atuais ministros foram apontados como suspeitos de vários crimes de corrupção, prevaricação e abuso de poder no âmbito do processo Tutti Frutti.
O problema do populismo é que esta visão “científica” é cada vez mais utilizada para desqualificar pessoas, movimentos e partidos que colocam em cima da mesa anseios legítimos. E o uso da palavra torna-se uma arma de arremesso
PCP, PAN, Nós Cidadãos e o movimento “Mudar” recusaram retirar os seus cartazes, que foram removidos coercivamente pela autarquia. A questão não está arrumada: a Comissão Nacional de Eleições diz que só um tribunal pode ordenar a remoção. Praça nobre tinha 13 cartazes.
Precisamos e podemos ter cidades mais "inteligentes", mais funcionais, responsivas às necessidades e expectativas das pessoas, mais flexíveis e inclusivas e, com elas, um Mundo melhor.
Em entrevista à SÁBADO por ocasião do lançamento de "O Mais Belo Fim do Mundo", José Eduardo Agualusa aprofundou o olhar sobre a atualidade que traduziu no livro e sobre o tabuleiro político do ocidente.
Fernando Cavaleiro Ângelo escreveu mais de 400 páginas para contar a história da Dinfo. O livro é uma viagem à espionagem russa em Lisboa e às operações contra as FP-25 de Abril.
Ao desfile tradicional com milhares de pessoas juntou-se um desfile "apartidário e aberto a todos", mas apenas composto por elementos da Iniciativa Liberal. Foi assim que o povo voltou a sair à rua no segundo ano da pandemia.
José Manuel Silva saudou o PSD por apoiar e integrar uma "candidatura independente". Mas o secretário-geral garante que não é bem assim.
O ex-bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, terá o apoio do PSD na corrida à Câmara de Coimbra, contra a decisão da concelhia e da distrital.