Sábado – Pense por si

Como o hacker Rui Pinto cercou Cristiano Ronaldo

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 03 de abril de 2023 às 08:00

Esta é a verdadeira história do caso Football Leaks, das suas vítimas desconhecidas e dos alvos mais mediáticos. O livro do jornalista Nuno Tiago Pinto, que estará a partir de hoje, 3 de abril, nas livrarias, revela todos os segredos incómodos.

Desde o início do Football Leaks que os negócios das equipas espanholas estiveram sempre na primeira linha das revelações do blogue, fosse pelo valores envolvidos, o mediatismo do atletas ou a importância dos clubes. No centro das publicações começou por estar a Doyen Sports Investments, liderada por Nélio Lucas, que desde a sua fundação, em 2011, manteve uma presença forte em Espanha. A empresa era assessorada nos seus negócios pela Senn Ferrero, uma das mais importantes firmas de advocacia da área do desporto e representação de desportistas e estrelas do espetáculo em Espanha. Por sua vez, o escritório de advogados trabalhava também com os principais clubes do país. E foram alguns dos seus acordos que começaram a ser publicados pelo Football Leaks, o que levou a empresa a apresentar queixa contra desconhecidos por ter sido alvo de pirataria informática que poderá ter resultado na obtenção de milhares de documentos internos da firma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.