Sábado – Pense por si

Caso dos emails: Francisco J. Marques “manipulou a informação”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 14 de junho de 2023 às 07:16

O tribunal concluiu que o diretor de comunicação do FC Porto suprimiu e colou partes de emails com datas diferentes para subverter o seu sentido e criar a tese de um esquema de corrupção de árbitros a favor do Benfica.

Ao divulgar emails internos do Benfica, Francisco J. Marques "manipulou a informação", "desvirtuou" intencionalmente o sentido das palavras usadas pelos autores dessa correspondência e "afirmou factos inverídicos" para criar na opinião pública a ideia de que existia no futebol português um esquema de corrupção de árbitros a favor do clube da Luz. Essa intenção de "lesar a credibilidade" e a imagem do Sport Lisboa e Benfica era motivada não só pela "rivalidade" entre o clube lisboeta e o Futebol Clube do Porto mas também pela convicção de que o "conteúdo dos seus relatos tinha interesse público".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.