Sábado – Pense por si

Chega vs. IL: Rocha defendeu a sua praia, mas Ventura já não estava a falar para ele

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 07 de fevereiro de 2024 às 00:30

A contenda entre as direitas à direita da AD serviu para a Rui Rocha vincar o seu espaço eleitoral liberal contra o "socialista" Ventura - e, também, para o líder o Chega usar a IL para apelar ao iliberalismo económico e social, que vale uma fatia maior dos votos.

No debate entre as direitas à direita da AD, André Ventura e Rui Rocha levaram mensagens fixas: se Ventura vendeu repetidamente a ideia de que a IL "só quer privatizar e despedir", Rocha vendeu repetidamente que o Chega é um PS com esteroides no estatismo económico. Estas são direitas muito diferentes, como o debate confirmou: o Chega é populista e, por isso, é liberal ou iliberal quando convém (o que talvez explique o seu lugar nas sondagens, que Ventura ostentou com arrogância como argumento de força); a IL trabalha no nicho eleitoral do liberalismo (e daí, também, o seu lugar nas sondagens).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.