Sábado – Pense por si

Chega vs. IL: Rocha defendeu a sua praia, mas Ventura já não estava a falar para ele

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 07 de fevereiro de 2024 às 00:30

A contenda entre as direitas à direita da AD serviu para a Rui Rocha vincar o seu espaço eleitoral liberal contra o "socialista" Ventura - e, também, para o líder o Chega usar a IL para apelar ao iliberalismo económico e social, que vale uma fatia maior dos votos.

No debate entre as direitas à direita da AD, André Ventura e Rui Rocha levaram mensagens fixas: se Ventura vendeu repetidamente a ideia de que a IL "só quer privatizar e despedir", Rocha vendeu repetidamente que o Chega é um PS com esteroides no estatismo económico. Estas são direitas muito diferentes, como o debate confirmou: o Chega é populista e, por isso, é liberal ou iliberal quando convém (o que talvez explique o seu lugar nas sondagens, que Ventura ostentou com arrogância como argumento de força); a IL trabalha no nicho eleitoral do liberalismo (e daí, também, o seu lugar nas sondagens).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.