Sábado – Pense por si

Boaventura de Sousa Santos denunciado por assédio sexual

Marco Alves
Marco Alves 11 de abril de 2023 às 17:33

Três ex-alunas relatam retaliações e assédios do antigo diretor do Centro de Estudos Sociais (CES), do seu braço-direito (Bruno Sena Martins) e dos órgãos internos da instituição da Universidade de Coimbra. À SÁBADO, o atual diretor do CES defende colega (e amigo) e diz que nunca houve queixas, mas quer criar comissão para averiguar. Boaventura Sousa Santos em silêncio. Bruno Sena Martins nega tudo à SÁBADO.

"Uma estudante internacional de doutoramento decidiu concluir a sua pesquisa no seu país de origem em vez de na instituição [o CES-Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra]. Apenas disse a outra colega a verdadeira razão da mudança: o seu supervisor, o Professor-Estrela ["Star Professor", no original] tocou-lhe nos joelhos e convidou-a para ‘aprofundarem a relação’ como ‘pagamento’ da sua ajuda académica. O Star Professor tinha já setenta e muitos anos".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.