Sábado – Pense por si

Investigadora faz nova denúncia contra Boaventura Sousa Santos

"Estudante brasileira" relata que quando foi orientada pelo professor, este tocou-lhe no joelho e propôs-lhe aprofundar a relação. Foi vítima de assédio sexual e moral.

Uma investigadora brasileira assumiu uma nova denúncia de assédio sexual e moral contra Boaventura Sousa Santos. Ao jornalPúblico, a investigadora que preferiu manter o anonimato revelou ser a "estudante brasileira" mencionada no artigo de Lieselotte Viaene, Catarina Laranjeiro e Miye Nadya Tom.

Marisa Cardoso

A situação ocorreu há dez anos e, na altura, foi denunciada ao diretor do CES. Contudo, não houve consequências. 

De acordo com o Público, Boaventura Sousa Santos, que era o orientador da investigadora, tocou-lhe no joelho e convidou-a a "aprofundar a relação" como "pagamento" pelo apoio académico. Perante a recusa, criticou o trabalho que tinham feito até então. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.