Sábado – Pense por si

Investigadora faz nova denúncia contra Boaventura Sousa Santos

SÁBADO
SÁBADO 12 de abril de 2023 às 20:12
As mais lidas

"Estudante brasileira" relata que quando foi orientada pelo professor, este tocou-lhe no joelho e propôs-lhe aprofundar a relação. Foi vítima de assédio sexual e moral.

Uma investigadora brasileira assumiu uma nova denúncia de assédio sexual e moral contra Boaventura Sousa Santos. Ao jornalPúblico, a investigadora que preferiu manter o anonimato revelou ser a "estudante brasileira" mencionada no artigo de Lieselotte Viaene, Catarina Laranjeiro e Miye Nadya Tom.

Marisa Cardoso

A situação ocorreu há dez anos e, na altura, foi denunciada ao diretor do CES. Contudo, não houve consequências. 

De acordo com o Público, Boaventura Sousa Santos, que era o orientador da investigadora, tocou-lhe no joelho e convidou-a a "aprofundar a relação" como "pagamento" pelo apoio académico. Perante a recusa, criticou o trabalho que tinham feito até então. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro