NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"O CES sublinha o seu repúdio por qualquer forma de assédio ou abuso, e solidariza-se com todas as vítimas de violência desta natureza", lê-se em comunicado.
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) suspendeu Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins na sequência das denúncias de assédio sexual e moralreveladas pela SÁBADO.
Marisa Cardoso
Em comunicado publicado no site do CES, a Direção e Presidência do Conselho Científico do Centro de Estudos Sociais diz demarcar-se das posições assumidas pelos dois visados, "nomeadamente no que respeita à intenção do primeiro em avançar judicialmente contra as autoras do capítulo do livro 'Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University'".
"Conforme já anunciado, o CES está a constituir uma comissão independente para averiguação das ocorrências descritas no referido capítulo. (...) O CES informa, igualmente, que os graffiti mencionados no referido capítulo, não tendo sido acompanhados de participações formais, suscitaram na instituição a necessidade de constituir mecanismos mais explícitos de regulação e de denúncia."
Segundo os responsáveis, esses mecanismos incluem "o regulamento da Comissão de Ética", "o Código de Conduta do CES" e a "Provedoria, que iniciou a sua atividade em 2021".
Desde que este último órgão foi criado, só recebeu duas queixas e nenhuma por assédio moral ou sexual.
"O CES informa igualmente que os atuais membros dos órgãos de gestão declaram que não têm conhecimento de tentativas de averiguação ou ocultação de eventuais condutas inadequadas que tenham ocorrido no passado. Independentemente do tipo de queixas recebidas, e sabendo da dificuldade que eventuais vítimas possam ter na denúncia de casos como estes, o CES sublinha o seu repúdio por qualquer forma de assédio ou abuso, e solidariza-se com todas as vítimas de violência desta natureza."
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.