Sábado – Pense por si

Entrevista

Assédio nas faculdades: “A senhora ministra chegou tarde a este problema”

Assédio nas faculdades: “A senhora ministra chegou tarde a este problema”
Bruno Faria Lopes 27 de abril de 2023 às 20:00

Miguel de Lemos, o professor que abriu o jogo sobre o assédio moral e sexual na Faculdade de Direito de Lisboa nota a falta de vontade das instituições para mudarem e critica a passividade de Elvira Fortunato, que tutela o Ensino Superior.

Miguel de Lemos é uma figura rara na academia portuguesa. Propôs no ano passado a criação de uma comissão para investigar oassédio morale sexual na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), um problema sobre o qual fala abertamente em público. Não tem a sua posição profissional na FDUL garantida, antes pelo contrário – aos 43 anos é professor assistente e candidato a doutoramento na instituição onde muitos agora o olham de lado. Foi alvo de umprocesso disciplinar,entretanto arquivado. Só aceitou dar esta entrevista por escrito. Numa altura em que se acumulam denúncias de assédio na academia, mostra-se cético sobre o alcance real da mudança – e põe a sua esperança nos alunos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.