NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O ator Til Schweiger foi acusado de agredir colegas durante filmagens e obrigar uma figurante a tirar o sutiã para uma cena.
O ator Til Schweiger, uma das maiores estrelas do cinema alemão, foi acusado por mais de 50 pessoas de intimidação,bullying, atos de violência, agressão verbal e abuso de poder nossetsde filmagem.
REUTERS/Arnd Wiegmann
Algumas das situações, relatadas à revistaDer Spiegel, terão ocorrido no seu último filme,Manta Manta – Zwoter Teil, uma produção que realizou, escreveu e interpretou e que tem sido um sucesso de bilheteira.
A carregar o vídeo ...
Trailer Manta Manta
Algumas das pessoas que aceitaram falar com a imprensa alemã garantem que os abusos ocorrem há mais de uma década. Há quem diga que os elementos da equipa eram tratados como "servos", que eram frequentemente assediados fisicamente e que os horários de trabalho eram excedidos.
Numa outra situação, há quem descreva que Schweiger agrediu um colega que o proibiu de entrar nosetde filmagens embriagado, algo que seria recorrente. Mas a situação que estará na origem das denuncias prende-se com o relato de uma figurante que foi forçada a tirar o sutiã para uma cena, sendo que não estava devidamente informada.
A ministra da cultura da Alemanha, Claudia Roth, acabou por ter de se pronunciar sobre o caso, mandando abrir uma "investigação abrangente" sobre as denúncias. Mas foi mais longe e afirmou que "os génios artísticos não estão acima da lei", ameaçando retirar os subsídios públicos às produções que não cumpram com a proteção dos seus trabalhadores.
No caso da produção deManta Manta, falamos de uma quantia de 2.1 milhões de euros.
Til Schweiger é cara conhecida do cinema alemão, mas ganhou maior destaque internacional depois de participar no filmeSacanas sem Lei, de Quentin Tarantino. O advogado do ator já negou todas as acusações dizendo que as mesmas eram "extremamente incompletas, distorcidas e, em alguns casos, erradas".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro