Sábado – Pense por si

Antigos estatutos, nova direção: Ventura afasta Nuno Afonso e Mithá Ribeiro

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 27 de janeiro de 2023 às 19:55

É o quinto congresso do Chega em quatro anos de existência. De volta aos estatutos de 2019, após chumbos do TC, Ventura vai afastar da direção quem já lhe fez frente. Nuno Afonso vai mais longe e sairá do partido.

Mais um fim de semana, mais um congresso do Chega. É o quinto do partido em quatro turbulentos anos de existência, com guerras internas à mistura e estatutos consecutivamente chumbados pelo Tribunal Constitucional (TC) — e por isso, o mote desta direção não é mudar, mas sim consolidar. Não será para levar a votos novos estatutos, mas sim para regressar aos primeiros de sempre, os de junho de 2019, os únicos que o Palácio Ratton aprovou. Com esta decisão, a direção vai encolher e Ventura vai perder a concentração de poderes que tem vindo a construir, a mesma que levou o TC a chumbar os estatutos, mas o líder vai aproveitar o congresso para reforçar-se de outra maneira: afastar da direção nacional elementos que já deram dores de cabeça. Estes são os três pontos a ter em conta no congresso que arranca esta sexta-feira à noite e que se prolonga até domingo:

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres