Sábado – Pense por si

Do 'ex-mafioso' ao anti-homossexuais. Os convidados estrangeiros do Chega

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 29 de janeiro de 2023 às 10:10

O partido de Ventura recebe este domingo um neerlandês que queria banir o Alcorão, um romeno que chama homossexuais de "aberração", um eslovaco com alegadas ligações à máfia e um assessor fantasma francês.

No último dia de congresso do Chega, oito representantes de vários partidos populistas de direita radical e de extrema-direita europeus vão discursar. Não é inédito: no congresso de Coimbra, em maio de 2021, opresidente do Lega Matteo Salvini discursou. Contudo, nunca tantos congéneres do Chega tinham marcado presença na reunião magna do partido liderado por André Ventura — e alguns polémicos que ultrapassaram as linhas vermelhas do respeito pelos direitos humanos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.