Sábado – Pense por si

Zelensky propõe conversações com Vladimir Putin e Donald Trump

Lusa 28 de maio de 2025 às 09:06
As mais lidas

O líder ucraniano espera sanções por parte dos Estados Unidos contra a Rússia, visando especialmente os setores energético e bancário.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs hoje a realização de uma reunião trilateral com os homólogos norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, apelando ao mesmo tempo a novas sanções contra Moscovo. 

AP Photo/Efrem Lukatsky

Segundo o chefe de Estado ucraniano, a proposta pretende fazer avançar as conversações de paz sobre a guerra na Ucrânia.

"Estamos prontos para o formato 'Trump-Putin-me' [Volodymyr Zelensky]", disse o presidente ucraniano numa conferência de imprensa que foi gravada na terça-feira e transmitida hoje.

Na mesma declaração, Zelensky acrescentou que está disposto a alargar o formato da reunião, com a participação dos Estados Unidos, porque o chefe de Estado russo não se sente confortável com uma reunião bilateral.

Por outro lado, Zelensky disse que espera sanções por parte dos Estados Unidos contra a Rússia, visando especialmente os setores energético e bancário.

Para Zelensky as sanções devem ser aplicadas porque Moscovo "ainda não" aceitou a proposta de cessar-fogo.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.