Sábado – Pense por si

Zelensky propõe conversações com Vladimir Putin e Donald Trump

O líder ucraniano espera sanções por parte dos Estados Unidos contra a Rússia, visando especialmente os setores energético e bancário.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs hoje a realização de uma reunião trilateral com os homólogos norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, apelando ao mesmo tempo a novas sanções contra Moscovo. 

AP Photo/Efrem Lukatsky

Segundo o chefe de Estado ucraniano, a proposta pretende fazer avançar as conversações de paz sobre a guerra na Ucrânia.

"Estamos prontos para o formato 'Trump-Putin-me' [Volodymyr Zelensky]", disse o presidente ucraniano numa conferência de imprensa que foi gravada na terça-feira e transmitida hoje.

Na mesma declaração, Zelensky acrescentou que está disposto a alargar o formato da reunião, com a participação dos Estados Unidos, porque o chefe de Estado russo não se sente confortável com uma reunião bilateral.

Por outro lado, Zelensky disse que espera sanções por parte dos Estados Unidos contra a Rússia, visando especialmente os setores energético e bancário.

Para Zelensky as sanções devem ser aplicadas porque Moscovo "ainda não" aceitou a proposta de cessar-fogo.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.