Sábado – Pense por si

Trump espera saber em duas semanas se Putin quer acabar a guerra

Lusa 28 de maio de 2025 às 20:04
As mais lidas

"Não estamos satisfeitos com esta situação", reconheceu.

O presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu hoje que dentro de "duas semanas" saberá se o seu homólogo russo, Vladimir Putin, quer pôr fim à guerra na Ucrânia e advertiu que agirá de forma "um pouco diferente".

"Não estamos satisfeitos com esta situação", reconheceu, perante os meios de comunicação social na Sala Oval da Casa Branca, onde antecipou que, nesse prazo, dará a conhecer as medidas que os Estados Unidos irão tomar.

"As palavras falarão por si", afirmou.

No entanto, Trump preferiu não mencionar que medidas concretas estão a ser consideradas para punir a Rússia e indicou que impor mais sanções poderia "arruinar" a possibilidade de um eventual acordo de negociação.

"Vamos descobrir se ele está a enganar-nos ou não e, se for o caso, agiremos de forma um pouco diferente", disse Trump, que se tem mostrado cada vez mais frustrado com o estado em que se encontra um conflito que prometeu resolver nas 24 horas seguintes à sua tomada de posse como Presidente dos Estados Unidos.

Nos últimos dias, Trump endureceu o tom e advertiu Putin de que "está a brincar com o fogo" e acusou-o de "estar louco", à medida que os ataques russos à Ucrânia continuam.

Artigos Relacionados
Cyber crónicas

Defesa Institucional para ciberataques!

Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.