Sábado – Pense por si

Trump anuncia que suspeito pela morte de Charlie Kirk foi detido

Presidente norte-americano fala em "elevado grau de certeza" na detenção do autor do assassinato do influencer conservador que apoiava o movimento de Trump.

Donald Trump anunciou, esta sexta-feira de manhã, no canal de televisão Fox News, que o suspeito pela morte de Charlie Kirk foi detido. "Com o elevado grau de certeza, apanhámo-lo", anunciou o presidente dos EUA.

Memorial a Charlie Kirk após a sua morte
Memorial a Charlie Kirk após a sua morte AP Photo/Lindsey Wasson

Trump anunciou que um padre, que também tem funções policiais, entregou o suspeito às autoridades. "Alguém que era muito próximo dele disse 'hmm, é ele'", indicou o republicano. Essa pessoa terá depois falado com o pai do suspeito que o levou a US Marshal. "O pai convenceu o filho", afirmou o presidente dos EUA.

Fonte policial confirmou, citada pelo New York Times, os detalhes divulgados por Trump, acrescentando que o suspeito foi detido pelas 23h de quinta-feira, pela polícia do Utah. Segundo a mesma fonte o detido andará pela casa dos 20 anos - Trump afirmou que teria 28 ou 29 - e foi detido a 400 km do local do assassinato.

Segundo a NBC, o jovem degtido é Tyler Robinson, nascido em 2003. Oficialmente não foi ainda divulgada a identidade do suspeito. O FBI marcou uma para as 9h locais (14h em Lisboa), que, entretanto, já foi adiada meia hora.

Charlie Kirk, um influencer e líder da maior organização de jovens apoiantes de Donald Trump dos EUA, foi morto na quarta-feira quando falava num comício junto à Universidade Utah Valley. O suspeito, que terá disparado de um telhado nas proximidades, acabou por fugir do local.

As autoridades recuperaram uma arma nas proximidades e concluíram que o suspeito tinha saltado do telhado e fugido pelos bosques nas proximidades do campus.

A carregar o vídeo ...
Artigos Relacionados
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.