NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Donald Trump anunciou que as autoridades tinha detido uma pessoa que seria o assassino do influencer conservador.
Depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que "com elevado grau de certeza" tinha sido detido o suspeito da morte de Charlie Kirk, o FBI deu uma conferência de imprensa para esclarecer os detalhes desta detenção e do suspeito em causa.
Homenagem a Charlie Kirk com flores e mensagensAP Photo/Ross D. Franklin
O governador do Utah, Spencer Cox, confirmou que o assassino de Charlie Kirk é Tyler Robinson, um jovem de 22 anos, que foi preso a 400 km do local do crime. Segundo Cox, o jovem tinha-se tornado mais político e agressivo em relação ao conservador e que teria falado da sua presença na Universidade Utah Valley a familiares e amigos num tom pouco amistoso. No dia da palestra de Kirk na universidade - a passada quarta-feira -, Robinson foi visto a chegar aos campus quatro horas antes do evento.
O governador indicou que foram revistas as mensagens com o colega de casa de Robinson, indicando ainda que este não era aluno da Utah Valley e que não sabem se estudava. Nessas mensagens, uma pessoa com o nome "Tyler" falou de ter uma arma escondida num arbusto e de ter trocado de roupa. Cox adiantou ainda que existem provas físicas, depoimentos e mensagens nas redes sociais, que apontam para que seja ele o autor do crime.
Tyler Robinson é o assassino de Charlie Kirk, segundo o governador do UtahUtah Governor's Office via AP
Spencer Cox confirmou que foram encontradas balas com inscrições junto à arma apreendida. Uma das inscrições dizia: "Hey fascista! Apanha isto!" e outra teria "Bella ciao", numa referência à canção italiana usada pela resistência antifascista. O governador agradeceu aos familiares de Robinson por "terem feito a coisa certa" ao denunciar o seu comportamento.
O governador aproveitou a conferência de imprensa para falar à juventude: "A vossa geração tem a oportunidade de construir uma cultura que é muito diferente daquilo que estamos a passar agora. Não ao fingir que as diferenças não importam, mas acolhendo as diferenças e tendo essas conversas difíceis". "Existe uma pessoa responsável pelo que aconteceu aqui e essa pessoa está agora presa e será acusada em breve e vai ser responsabilizada", sublinhou. Apelando a que os jovens saiam mais de casa e que se lembrem que a "violência online não é real e vai passar". "Saiam, abracem alguém e façam algo bom."
Acrescentando que acredita que este evento será "um divisor de águas". "Agora se será o fim de uma era negra da nossa História ou o início de uma ainda mais negra, não sei dizer." Depois comparou este assassinato político ao do presidente Kennedy em 1963: "Temos de recuar até aí para ver alguém ser assassinado em direto para as câmaras. O que vamos fazer com isso? Desescalar ou escalar a situação?"
A carregar o vídeo ...
“Apanhámo-lo”: Governador do Utah explica como chegaram ao suspeito do assassinato de Charlie Kirk
O diretor do FBI, Kash Patel, também falou na conferência de imprensa e começou por agradecer o apoio do presidente dos EUA. Patel reforçou a rapidez com que as autoridades agiram neste caso: "Em 16 minutos estava o primeiro agente do FBI no local do crime", depois do tiro ter sido disparado.
As autoridades têm agora três dias para apresentar os documentos com a acusação que recai sobre Tyler Robinson.
A conferência de imprensa esteve marcada para as 14h de Lisboa, mas começou uma hora depois disso.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.
Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).
A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.