Sábado – Pense por si

Sara, "mãe" de seis cães, criou a primeira plataforma de viagens pet friendly

Markus Almeida
Markus Almeida 25 de março de 2021 às 14:00
As mais lidas

A Tails Travel foi lançada esta semana, no dia 21 de março, e é a primeira plataforma online totalmente pet friendly em Portugal.

Viajar com os animais de estimação era sempre um "frete", conta Sara Bastos. Não por causa dos seus seis cães - e de outros tantos gatos, embora esses ficassem em casa - mas por causa da dificuldade em encontrar alojamento para a bicharada. 

"Encontrava onde ficar, mas demorava tanto tempo que se tornava esgotante. Ou diziam-me que erampet friendly e depois afinal não eram, ou então aceitavam cães mas só até 5 kg", recorda a empreendedora de 28 anos. "Isto tem de ter soluçao", pensou - e meteu mãos à obra.

Sara juntou-se a mais quatro jovens empreendedoras para criar aquela que diz ser a "primeira plataforma a nível nacional que reúne um amplo conjunto de serviçospet friendly, desde alojamentos a experiências turísticas, bem como de serviços para animais." 

Assim surgiu a Tails Travel, para dar resposta às necessidades de Sara e às de outros donos. No mundo dasstartups, a fórmula não é nova: se eu tenho algo que precisa de ser resolvido, é muito provável que haja mais pessoas com o mesmo problema. 

O problema, neste caso, era não haver um site ou umaappdedicada em exclusivo a reunir informação útil para quem não abdica da companhia dos animais. Por isso a Tails Travel permite não só reservar alojamentos, mas também restaurantes, parques e jardins. 

"Todos aqueles que usufruírem dos serviços da plataforma terão o seu tempo de pesquisa rentabilizado, uma vez que terão acesso a uma informação compactada, íntegra e coesa, através de um só clique", explica Sara, que com este negócio pretende também promover o "cluster turístico pet friendly" e demonstrar que é possível conhecer "tanto Portugal como o mundo na companhia dos nossos melhores amigos".

E Sara tem muitos amigos, ou "filhos", como lhes chama. Há a Maria, uma Boxer com 12 anos que pesa 25 kg; a Ginja, Labradora com 6 anos e 35 kg; Baco, também Labrador, com 4 anos e 40 kg; a pequena Baileys, uma Chihuaha com 2 kg; Beirão, o Pastor de Shetland com 2 anos e que pesa 5 kg e, por fim, o Fino, um cão arraçado com ano e meio de idade e que pesa 6 kg. 

A estes juntam-se ainda seis gatos com idades entre 2 e 11 anos. 

Exemplos de atividades pet friendly no Minho

O investimento para arrancar com o projeto foi o tempo que Sara e as suas quatro co-fundadoras despenderam para criar o site, desenvolver o conceito. Além da informação que a Trails Travel reúne, os visitantes do site têm também a opção de comprar um roteiro turístico para as suas férias, com isto tendo a certeza de que para onde quer que vá os seus companheiros serão sempre bem vindos. O preço dos roteiros começa nos 20 euros.

"Tivemos ontem o primeiro pedido de roteiro turístico!", conta com entusiasmo apenas dois dias depois da data de lançamento do projeto: a 21 de março de 2021.

A subscrição de serviços, publicidade paga, venda de roteiros turístico e servir de plataforma de negócios para empresas que operem nesta indústria é a base do modelo de negócio. 

Há ainda uma componente de rede social, de comunidade. "As pessoas podem adicionar na plataforma sítios que sejam do seu interesse, como praias, jardins e trilhos. O objetivo é criar uma comunidade de partilha, onde possamos viver ao máximo novas aventuras na companhia dos melhores amigos", acrescenta. 

O objetivo para o primeiro ano da Tails Travel, que já está disponível também nos idiomas inglês, espanhol, francês e alemão, é "conquistar o mercado português." Espanha, França e Inglaterra - "por esta ordem" - estão na mira para 2022.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.