Sábado – Pense por si

Rui Pinto: investigado e preso em Portugal, elogiado no estrangeiro

Cátia Andrea Costa 16 de abril de 2019 às 07:00

Pirata informático português é um dos cinco candidatos ao prémio GUE/NGL, cujo vencedor será conhecido, esta terça-feira, no Parlamento Europeu. O fundador da Football Leaks está em prisão preventiva, ao mesmo tempo que colabora com a justiça de outros países.

"O Edward Snodwen do futebol". Esta é uma das considerações sobre o pirata informático português Rui Pinto feitas no estrangeiro, onde as suas denúncias – e o seu trabalho - estão a receber maior apoio do que em Portugal. O hacker fundador do projeto Football Leaks é um dos cinco finalistas do prémio GUE/NGL para "jornalistas, denunciantes e defensores do direito à informação", juntamente com Julian Assange, Katya Mateva, Yasmine Motarjemi, Luis Gonzalo Segura e Howard Wilkison. O prémio entregue no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, esta terça-feira, é atribuído pelo Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, que integra os eurodeputados portugueses do PCP e o do Bloco de Esquerda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres