Sábado – Pense por si

Quem é o homem que quer punir Rio?

Margarida Davim
Margarida Davim 23 de abril de 2021 às 20:00

Paulo Colaço já foi apoiante de Rui Rio e fez parte do núcleo duro da campanha interna do líder, mas a proposta de sanções para Rio e Adão Silva no caso do referendo à eutanásia fez com que o presidente do PSD o acusasse de ter um "perturbante tique estalinista".

A sala do 38.º Congresso do PSD ouvia em silêncio enquanto o presidente da Mesa, Paulo Mota Pinto, ia lendo em voz alta os resultados das votações. Os congressistas, reunidos em Viana do Castelo, pareciam indiferentes ao debitar das listas, no final de um conclave que tinha servido para afastar qualquer dúvida sobre a forma como Rui Rio dominava o partido. De repente, uma salva de palmas abanou o auditório: estava a ser anunciada a votação na lista liderada por Paulo Colaço ao Conselho Nacional de Jurisdição (CJN). Colaço tinha derrotado a lista apoiada por Rui Rio e encabeçada por Fernando Negrão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.