
PSD/Congresso: Lista de Montenegro ao Conselho Nacional tem maioria absoluta com 46 eleitos
No 42.º Congresso de Braga, a direção conseguiu 65% dos lugares ao Conselho Nacional, embora desta vez apenas concorrem quatro listas.
No 42.º Congresso de Braga, a direção conseguiu 65% dos lugares ao Conselho Nacional, embora desta vez apenas concorrem quatro listas.
De acordo com a plataforma, a situação agravou-se "pela crescente procura de cuidados de saúde e por fortes limitações das infraestruturas e condições de trabalho existentes no serviço público de saúde".
O vereador eleito pelo Chega na Câmara de Vila Verde desfiliou-se do partido e informou esta segunda-feira que passou a independente. É o nono autarca perdido pelo partido liderado por André Ventura, praticamente metade dos eleitos.
Avalanche de adesões e contornos insólitos levaram concelhia a fazer queixa. Suzana Garcia garante a validade das inscrições e aponta o dedo a “racismo” na estrutura.
Comissão Política Nacional do presidente do PSD foi eleita com 91,6% dos votos. No Conselho Nacional, a segunda lista mais votada foi a liderada pelo antigo secretário-geral Matos Rosa com 10 conselheiros (14% dos eleitos).
Paulo Colaço não voltará a fazer parte do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Anúncio feito a dois dias do Congresso.
Novo líder irá assumir funções no Congresso do PSD em julho. Derrotou Jorge Moreira da Silva.
Tribunal Constitucional tem "em análise" denúncias de várias ilegalidades. Faltam atas de reuniões que podem tornar ilegais as próprias listas às eleições. A sede tem a luz cortada por falta de pagamento. Um terço dos dirigentes é parente do líder. Mas o PPM está no governo dos Açores e na Câmara de Lisboa.
Conselho de Jurisdição Nacional do PSD vai apreciar "com brevidade" queixa de militantes do Porto para impugnar diretas. Davide Henrique Cruz enviou carta aberta às distritais para que discutam calendário da sucessão de Rui Rio.
Militantes do Porto querem impugnar processo das diretas por entender que formalmente Rui Rio continua em funções. Direção do PSD assume à SÁBADO que não existe carta de demissão de Rio, mas o entendimento é o de que "nada disso é necessário".
Esta é a mais curta vitória de sempre em eleições diretas no PSD, depois de em 2020 Rui Rio ter batido Luís Montenegro por 2.071 votos.
José Silvano enviou queixa ao Conselho de Jurisdição Nacional sobre quotas pagas nas Caldas da Rainha, Vila Verde e Vila Nova de Gaia, mas não apresentou provas e demorou 23 dias a fazer participação. Órgão liderado por Paulo Colaço entendeu não apreciar situação.
Rui Rio fez o que disse que não faria e averbou a segunda derrota interna num Conselho Nacional. Proposta de Paulo Rangel venceu. As diretas serão a 27 de novembro e o Congresso de 17 a 19 de dezembro. Mas Rio não desiste e acusa Rangel de ter "medo".
Chicão ataca incoerência dos adversários e diz que até as finanças do partido aconselham a suspensão de um Congresso que pediu há duas semanas, mas para o qual acredita que será difícil conseguir financiamento. Conselho de Jurisdição esclarece que decidiu considerar nulo o Conselho Nacional. Apoiantes do líder defendem que essa decisão pode ser nula.
Líder parlamentar do PSD tinha sido sancionado com uma advertência por não ter dado seguimento a uma moção setorial aprovada em Congresso que pedia um referendo sobre a eutanásia.
Conselho de Jurisdição Nacional do PSD decidiu aplicar a sanção de advertência ao líder parlamentar por considerar que Adão Silva e o presidente, Rui Rio, violaram os estatutos do partido.