Sábado – Pense por si

MNE: Há "um pequeno número" de portugueses em Gaza

João Gomes Cravinho disse estar expetante quanto à saída desses cidadãos através do Egito. Frisou ainda que as leis da guerra têm que ser respeitadas: "Todas as vidas civis têm igual importância, israelitas e palestinianas."

João Gomes Cravinho assinalou em entrevistas a canais de televisão que "é muito importante que não haja uma matança descontrolada de palestinianos em Gaza". O ministro dos Negócios Estrangeiros defende que "mesmo que leve mais tempo na abordagem militar, é melhor que leve mais tempo do que haja vítimas civis desnecessariamente". 

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

"Todas as vidas civis têm igual importância, israelitas e palestinanas", frisou. 

"A posição de Portugal tem três elementos. Continuamos a condenar o Hamas e reconhecemos o direito de Israel se defender e implica eliminar o Hamas", elencou. Mas "mesmo em guerra, há leis e regras que devem ser cumpridas". O segundo ponto passa pelo "direito de defesa de Israel" que "deve ser exercido de acordo com o direito de defesa humanitário e leis da guerra". Finalmente, "mesmo eliminando o Hamas o problema não se resolve", apontou. "É fundamental que se use a dinâmica atual para criar nova política e diplomática para atacar os problemas de fundo."

O ministro considera "necessário" a opção dos dois Estados - Israel e Palestina. 

Noutra entrevista, relatou que há "um pequeno número" de portugueses em Gaza. "Temos a indicação de um pequeno número de portugueses em Gaza, portugueses e familiares não portugueses, mas familiares. Já transmitimos essa informação às autoridades egípcias e israelitas e estamos naturalmente expetantes quanto à possibilidade de saída dessas pessoas de Gaza."

O Egito, Israel e EUA entraram em acordo para permitir que os cidadãos estrangeiros possam atravessar a fronteira de Gaza rumo ao Egito em segurança. 

Já terminou o prazo para a evacuação do norte da Faixa de Gaza determinado por Israel, que deverá avançar para uma invasão terrestre contra os militantes do Hamas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.