Sábado – Pense por si

Jorge Costa: Um Bicho que era doido pelo FC Porto e gostava de culinária

Carlos Torres
Carlos Torres 05 de agosto de 2025 às 17:03

Figura histórica do FC Porto, onde como jogador ganhou oito campeonatos e duas competições europeias, Jorge Costa era atualmente o diretor do futebol profissional dos dragões. Morreu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória quando assistia ao treino. Recorde aqui algumas histórias da sua vida e uma entrevista que deu à SÁBADO há pouco mais de dois anos.

Jorge Costa estava a assistir ao treino do plantel do FC Porto nesta terça-feira, dia 5 de agosto, no regresso ao trabalho após o jogo de apresentação ao sócios, no domingo (vitória por 1-0 frente ao Atlético Madrid), quando se sentiu mal. Foi assistido no Centro de Treinos do Olival (Gaia) pela equipa médica do clube e depois seguiu para o Hospital de São João, no Porto, transportado pelos bombeiros de Crestuma (receberam o alerta às 12h47). No entanto, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e acabou mesmo por morrer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.