Sábado – Pense por si

Jorge Costa: Um Bicho que era doido pelo FC Porto e gostava de culinária

Carlos Torres
Carlos Torres 05 de agosto de 2025 às 17:03

Figura histórica do FC Porto, onde como jogador ganhou oito campeonatos e duas competições europeias, Jorge Costa era atualmente o diretor do futebol profissional dos dragões. Morreu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória quando assistia ao treino. Recorde aqui algumas histórias da sua vida e uma entrevista que deu à SÁBADO há pouco mais de dois anos.

Jorge Costa estava a assistir ao treino do plantel do FC Porto nesta terça-feira, dia 5 de agosto, no regresso ao trabalho após o jogo de apresentação ao sócios, no domingo (vitória por 1-0 frente ao Atlético Madrid), quando se sentiu mal. Foi assistido no Centro de Treinos do Olival (Gaia) pela equipa médica do clube e depois seguiu para o Hospital de São João, no Porto, transportado pelos bombeiros de Crestuma (receberam o alerta às 12h47). No entanto, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e acabou mesmo por morrer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.