Sábado – Pense por si

Israel: Costa informa que quatro lusodescendentes morreram e quatro estão desaparecidos

O Governo está ainda a procurar repatriar dois portugueses que estão em Gaza, assim como os seus familiares.

O primeiro-ministro informou esta quarta-feira que quatro cidadãos lusodescendentes morreram em Israel e quatro estão desaparecidos, presumindo-se que estejam reféns, e indicou que o Governo está a procurar repatriar dois portugueses que estão em Gaza, assim como os seus familiares.

FILIPE AMORIM/LUSA

"Neste momento, temos identificados quatro lusodescendentes que faleceram em Israel. Temos quatro lusodescendentes desaparecidos, presumimos que sejam neste momento reféns", indicou António Costa no debate parlamentar preparatório sobre a reunião da próxima semana do Conselho Europeu.

O chefe do executivo informou ainda que há dois cidadãos nacionais na Faixa de Gaza, "três familiares desses cidadãos nacionais e mais três familiares de palestinianos que residem em Portugal", estando o Governo a "procurar uma operação de repatriamento de forma a que possam retomar as suas vidas em segurança em Portugal".

Antes, durante o debate, em resposta ao PCP, António Costa defendeu que o Hamas tem o dever de "incondicionalmente libertar todos os reféns que tem em seu poder".

O grupo islamita Hamas lançou no passado dia 7 um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Além de ter matado centenas de pessoas em Israel, o Hamas raptou mais de uma centena de israelitas e estrangeiros que mantém como reféns na Faixa de Gaza, território que controla desde 2006.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.