Sábado – Pense por si

Maltratar animais continua a ser crime, diz Tribunal Constitucional

Decisão foi tomada no dia anterior ao conhecimento da sentença do cavaleiro João Moura - condenado a quatro anos e oito meses de prisão com pena suspensa.

Após uma série de avanços e recuos, os juízes do Tribunal Constitucional decidiram manter em vigor a lei de 2014, que criminaliza os maus tratos e o abandono dos animais. A informação foi avançada pelo jornalPúblico.

Redes Sociais / @uniao.zoofila

No final de 2021 um acórdão da 3.ª Secção doTribunal Constitucional julgou inconstitucionala norma que prevê e pune o crime de maus-tratos a animais de companhia. Na altura a decisão mereceu críticas por parte da porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, que considerou uma lacuna "absolutamente irresponsável". 

"Temos casos grotescos de violência contra animais, casos de acumulação, de manutenção de animais em condições absolutamente indignas, e eu recordo que a violência, muitas das vezes, começa nos animais e termina nas pessoas: um país que não protege os animais desta violência, também não está a proteger as pessoas e não está a proteger seres vivos dotados de sensibilidade", sublinhou na altura Inês de Sousa Real.

Agora, após um pedido de fiscalização abstrata sucessiva do Ministério Público (MP), o tema voltou a ser apreciado em plenário, pelos vários conselheiros. A decisão, que não foi unânime, acabou por ser tomada no dia anterior ao conhecimento da sentença de João Moura.

O cavaleiro, que era acusado de 18 crimes de maus-tratos a duas dezenas de galgos – um dos quais morreu, foicondenado na quinta-feira (24) a quatro anos e oito meses de prisão, com pena suspensa. No início do mês já havia assumido "uma parte" da culpa, no caso que remonta a 2020.

Assim como João Moura já várias pessoas foram condenadas ao abrigo desta lei. Sabe-se que só em 2022 a Linha de Defesa Animal da PSP registou 2.924 denúncias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.