O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público transmitiu a Lucília Gago que algumas das normas da proposta de Estatuto do MP "ofendem o princípio do paralelismo".
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) manifestou esta quinta-feira à Procuradora-Geral da República (PGR) preocupação relativamente a normas da proposta de revisão do Estatuto do MP, à falta de quadros e ao movimento de magistrados de 2018.
No final de uma reunião com Lucília Gago, o presidente do SMMP, António Ventinhas, disse à agência Lusa que algumas das normas da proposta de Estatuto do MP "ofendem o princípio do paralelismo" com a magistratura judicial (juízes) e comprometem o funcionamento do Ministério Público.
A proposta de revisão do Estatuto do MP vai a discussão na generalidade, na Assembleia da República, a 05 de dezembro, pretendendo o SMMP apresentar um parecer, por forma a permitir que o diploma sofra as alterações consideradas adequadas em sede de discussão parlamentar na especialidade.
O SMMP realizou nos últimos tempos reuniões com os grupos parlamentares para os sensibilizar para os pontos de vista do sindicato em matérias consideradas relevantes, incluindo a componente disciplinar.
Na reunião com Lucília Gago, os membros da direcção do SMMP abordaram ainda a questão do défice de magistrados do MP, tendo a PGR reconhecido que o quadro de pessoal se encontra depauperado, conforme relatou António Ventinhas.
O SMMP mostrou-se igualmente preocupado com o movimento de magistrados deste ano e transmitiram à PGR a sua análise quanto aos "problemas resultantes desse movimento".
Em relação ao Estatuto do MP, o SMMP pretende, através do parecer a ser divulgado, introduzir alterações em matéria de processos disciplinares e à questão da mobilidade e reafectação de magistrados nas comarcas judiciais.
Uma vez efectuada a discussão, na generalidade, do Estatuto do MP no Parlamento, o SMMP diz esperar que o debate do diploma na especialidade seja imediato sob pena deste assunto se arrastar ainda mais, lembrando que o Estatuto do MP já devia ter sido aprovado há anos juntamente com a nova Lei Orgânica dos Tribunais Judiciais.
A delegação do SMMP recebida pela PGR integrou ainda os magistrados José Albuquerque, Manuel Frederico e Maria João Teixeira.
Magistrados referem preocupação sobre estatuto e falta de quadros à PGR
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?