Sábado – Pense por si

Magistrados referem preocupação sobre estatuto e falta de quadros à PGR

08 de novembro de 2018 às 19:53
As mais lidas

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público transmitiu a Lucília Gago que algumas das normas da proposta de Estatuto do MP "ofendem o princípio do paralelismo".

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) manifestou esta quinta-feira à Procuradora-Geral da República (PGR) preocupação relativamente a normas da proposta de revisão do Estatuto do MP, à falta de quadros e ao movimento de magistrados de 2018.

No final de uma reunião com Lucília Gago, o presidente do SMMP, António Ventinhas, disse à agência Lusa que algumas das normas da proposta de Estatuto do MP "ofendem o princípio do paralelismo" com a magistratura judicial (juízes) e comprometem o funcionamento do Ministério Público.

A proposta de revisão do Estatuto do MP vai a discussão na generalidade, na Assembleia da República, a 05 de dezembro, pretendendo o SMMP apresentar um parecer, por forma a permitir que o diploma sofra as alterações consideradas adequadas em sede de discussão parlamentar na especialidade.

O SMMP realizou nos últimos tempos reuniões com os grupos parlamentares para os sensibilizar para os pontos de vista do sindicato em matérias consideradas relevantes, incluindo a componente disciplinar.

Na reunião com Lucília Gago, os membros da direcção do SMMP abordaram ainda a questão do défice de magistrados do MP, tendo a PGR reconhecido que o quadro de pessoal se encontra depauperado, conforme relatou António Ventinhas.

O SMMP mostrou-se igualmente preocupado com o movimento de magistrados deste ano e transmitiram à PGR a sua análise quanto aos "problemas resultantes desse movimento".

Em relação ao Estatuto do MP, o SMMP pretende, através do parecer a ser divulgado, introduzir alterações em matéria de processos disciplinares e à questão da mobilidade e reafectação de magistrados nas comarcas judiciais.

Uma vez efectuada a discussão, na generalidade, do Estatuto do MP no Parlamento, o SMMP diz esperar que o debate do diploma na especialidade seja imediato sob pena deste assunto se arrastar ainda mais, lembrando que o Estatuto do MP já devia ter sido aprovado há anos juntamente com a nova Lei Orgânica dos Tribunais Judiciais.

A delegação do SMMP recebida pela PGR integrou ainda os magistrados José Albuquerque, Manuel Frederico e Maria João Teixeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.