Sábado – Pense por si

Os bastidores da crise política. Galamba não saiu, nem empurrado

Margarida Davim
Margarida Davim 03 de maio de 2023 às 20:00

João Galamba convenceu António Costa da sua versão. Fez uma carta de demissão, mas Costa segurou-o. A história contém, contudo, ainda muitas contradições e dúvidas que irão parar à Comissão de Inquérito da TAP.

À hora de almoço de terça-feira, António Costa confidenciou aos mais próximos que se sentia “hesitante” sobre o que fazer em relação a João Galamba. Num primeiro impulso, Costa entendeu a necessidade deixar cair um ministro que, como tinha dito aos jornalistas na noite anterior, protagonizou um caso “inadmissível”. A conversa com Galamba, que voltou a reafirmar a sua versão, esteve na origem da hesitação do primeiro-ministro. E acabaria por ser decisiva para que o primeiro-ministro, resistindo a todas as pressões (mesmo as que vinham do interior do PS) para deixar cair o seu ministro das Infraestruturas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro