Sábado – Pense por si

Os pedidos dos ricos e poderosos a Salazar

SÁBADO
SÁBADO 04 de maio de 2023 às 07:00

Esta é a pré-publicação de "Salazar Confidencial", que estará nas livrarias no dia 18 e em pré-venda a partir de hoje. O jornalista Marco Alves revela a história escondida do regime. Dezenas de milhares de documentos mostram como o tráfico de influências, a endogamia, as cunhas e os favores eram prática corrente nas altas esferas do poder do Estado Novo, com a conivência ativa do presidente do Conselho.

Segundo a contabilização do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, cerca de seis mil pessoas escreveram a António de Oliveira Salazar desde que este assumiu funções no ministério das Finanças, em 1928, até ao princípio do fim, quando caiu da cadeira, em 1968. Deste imenso arquivo, para o livroSalazar Confidencial – a rede de cunhas e favores do Estado Novoforam considerados relevantes 2.446 processos individuais, de onde se analisaram 70.243 folhas de cartas, cartões, relatórios, fotografias ou outro tipo de documentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.