A vila de Blatten já tinha sido evacuada devido ao perigo de derrocada.
Um enorme glaciar no sul da Suíça desmoronou e destruiu parcialmente a vila de Blatten, que já tinha sido evacuada devido ao perigo iminente.
Twitter
Por volta das 15h30 desta quarta-feira ocorreu um colapso no glaciar de Birch, referiram os serviços de emergência da região de Wallis. Várias casas em Blatten, onde vivem cerca de 300 pessoas, ficaram destruídas.
A derrocada já estava prevista há vários dias, pelo que a população já tinha sido retirada das suas casas, no entanto houve um aumento significativo na atividade do glaciar na terça-feira à noite e intensificou-se na quarta-feira, levando ao desabamento.
Nas redes sociais foram partilhados vários vídeos onde é possível ver uma nuvem de gelo e terra a descer pela montanha em direção ao vale onde fica a vila.
Une partie massive du glacier du Birch s’est effondrée cet après-midi sur le village de Blatten (Suisse). Le changement climatique bouleverse profondément nos montagnes. L’État et les collectivités ne peuvent plus prendre à la légère ces évolutions. (Pomona-Media) pic.twitter.com/rjRceNPRSz
Os Alpes e os glaciares diminuíram nos últimos anos devido ao aquecimento global, apenas na Suíça os glaciares derreteram tanto entre 2022 e 2023 quanto em 1960 e 1990, o que significa que nos dois períodos perderam cerca de 10% do seu volume total.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."