Sábado – Pense por si

Ex-presidente russo alerta Trump para uma possível "Terceira Guerra Mundial"

Declarações de Dmitry Medvedev surgiram depois de o presidente dos EUA ter advertido que Vladimir Putin, está "a brincar com o fogo".

O ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, alertou na terça-feira Donald Trump para a possibilidade de uma "Terceira Guerra Mundial". O aviso surgiu depois do presidente dos Estados Unidos ter advertido que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, está "a brincar com o fogo".

Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

"Em relação às palavras de Trump sobre Putin 'brincar com o fogo' e com 'coisas realmente más', eu só conheço uma coisa realmente má: a Terceira Guerra Mundial. Espero que o Trump entenda isso", escreveu Medvedev na rede social X.

A publicação de Medvedev, atualmente vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, tem sido interpretada como uma ameaça para uma possível guerra global. Entretanto já desencadeou até reações por parte dos Estados Unidos.

Foi o caso de um dos principais conselheiros de Trump, Keith Kellog, que também atua como enviado especial para a Ucrânia, e que considerou a declaração de Medvedev como "infeliz, imprudente e inadequada para uma potência mundial".

"Alimentar o medo da Terceira Guerra Mundial é um comentário infeliz e imprudente de Medvedev e inadequado para uma potência mundial. O presidente Trump está a trabalhar para interromper esta guerra e acabar com as mortes", escreveu Kellog no X.

No passado fim de semana, a Rússia lançou um dos maiores ataques de sempre contra a Ucrânia, tendo para isso recorrido a cerca de 50 drones e vários mísseis, que foram lançados sobre algumas cidades ucranianas, incluindo Kiev.

O momento valeu rapidamente uma reação por parte de Donald Trump. Na sua rede social Truth Social, escreveu: "O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse eu, muitas coisas muito más já teriam acontecido à Rússia, e quero dizer MUITO más. Ele está a brincar com o fogo."

Anteriormente, o republicano também já havia considerado que Vladimir Putin está "completamente louco". "O que aconteceu com ele? Ele está a matar muitas pessoas".

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro