NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Larry Taylor tem 81 anos e recebeu a medalha da mão de Joe Biden.
Durante a guerra do Vietneme, Larry Taylor, um piloto do exército norte-americano, desrespeitou uma ordem de um superior. Mais de cinco décadas depois foi condecorado com a mais alta medalha militar.
REUTERS/Leah Millis
Tudo aconteceu na noite de 18 de junho de 1968. Uma equipa de quatro soldados norte-americanos acabou cercada por inimigos e ficou debaixo de fogo nos arredores da cidade de Ho Chi Minh.
Larry foi destacado para colaborar num resgate, a bordo do helicóptero de ataque Bell AH-1 Cobra. No local, já com pouco combustível e praticamente sem munições, o exército percebeu que a operação seria impossível e o militar recebeu ordens diretas para regressar à base. Porém, quando apercebeu que não iriam ser enviados mais reforços, decidiu avançar a solo.
Sob intenso fogo terrestre, o militar avançou com um equipamento que nunca havia executado resgates. Comunicou com os homens e definiu um novo ponto de extração. Alguns militares tiverem de viajar na parte exterior do helicóptero – que apenas tem dois lugares – mas acabaram todos por sobreviver.
Tal feito fez com que Larry Taylor fosse homenageado na quarta-feira e se tornasse num dos 3.515 militares norte-americanos que receberam a Medalha de Honra.
Na cerimónia, Joe Biden, presidente dos EUA, destacou o feito e recordou o "total desrespeito" que o homem teve para com "a sua segurança pessoal" em prol da sua equipa.
"O helicóptero de resgate não estava a conseguir chegar e o tenente Taylor recebeu uma ordem direta: retornar à base. A sua resposta foi igualmente direta: estou a salvar os meus homens. Ele recusou desistir. Ele recusou deixar um compatriota americano para trás. Quando o dever exigia, Larry fez tudo o que pôde para responder e reescreveu o destino de quatro famílias e das suas gerações futuras", disse na cerimónia o presidente dos Estados Unidos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Até pode ser bom obrigar os políticos a fazerem reformas, ainda para mais com a instabilidade política em que vivemos. E as ideias vêm lá de fora, e como o que vem lá de fora costuma ter muita consideração, pode ser que tenha também muita razão.
Os magistrados não podem exercer funções em espaços onde não lhes sejam asseguradas as mais elementares condições de segurança. É imperioso que existam vigilantes, detetores de metais e gabinetes próprios para o atendimento ao público, inquirições e interrogatórios.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).