Sábado – Pense por si

David Goggins: correr maratonas com "um buraco no coração"

Carlos Torres
Carlos Torres 15 de julho de 2023 às 12:00

Obeso, vítima de bullying e de abusos por parte do pai, a infância de David Goggins foi um pesadelo. Mas ele iria dar a volta e tornar-se um atleta de topo e um militar condecorado – é o único a completar os treinos de três forças especiais dos EUA. Aos 48 anos, a sua história inspira milhões e ele tem percorrido o mundo partilhando a sua filosofia de domínio da mente.

Toda a história da vida de David Goggins é um manancial de superação, a começar na infância-pesadelo (a pobreza extrema, o racismo, o trabalho infantil e os abusos por parte do pai). Mas uma das situações mais incríveis aconteceu quando ele descobriu que andava a fazer ultramaratonas de 160 ou 200 km com "um buraco no coração". Algo que, se ele tivesse ignorado os sinais de aviso, podia ter feito com que "caísse morto a meio de uma corrida de 6 km".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.