Sábado – Pense por si

Jair Bolsonaro é fascista?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 28 de outubro de 2018 às 13:04

"Fascista" tem sido dos adjectivos mais usados para classificar Jair Bolsonaro. Será justo chamar fascista ao candidato brasileiro? Jaime Nogueira Pinto, Irene Flunser Pimentel e João Pereira Coutinho respondem.

"Fascista" tem sido dos adjectivos mais usados para classificar Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência do Brasil, que está na frente das sondagens da segunda volta.Do petista Fernando Haddad, o seu rival na corrida ao Planalto,ao lendário fundador dos Pink Floyd Roger Waters, passando porprotestoseopiniõesem solo brasileiro eportuguês, já se tornou comum relacionar Bolsonaro aos generais que lideraram a ditadura militar brasileira e até aos fascistas clássicos que marcaram o século XX, como Benito Mussolini e Adolf Hitler. Mas será que é justo chamar fascista ao candidato brasileiro? A questão é mais complexa do que aparenta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.